Search
Close this search box.

Servidores do BC paralisarão atividades nos dias 20 e 21

Categoria não aceitou proposta de reajuste parcelado de 13%.

Em operação padrão desde dezembro de 2023, os servidores do Banco Central (BC) paralisarão as atividades em 20 e 21 de fevereiro, na volta do carnaval. Em assembleia realizada nesta sexta-feira (9), a categoria rejeitou a proposta do governo de conceder reajuste de 13%, parcelado para 2025 e 2026.

Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), 97% dos presentes à assembleia desta sexta-feira aprovaram o indicativo de greve escalonada. A primeira paralisação, de 48 horas, ocorrerá nos dias 20 e 21.

De acordo com o Sinal, o governo não atendeu às principais reivindicações dos servidores do BC, como a exigência de nível superior para o cargo de técnico, a mudança de nome do cargo de analista para auditor e a criação de uma “retribuição por produtividade institucional”, semelhante à existente para os auditores-fiscais da Receita Federal.

Além de aprovarem o indicativo de greve, os servidores decidiram entregar imediatamente os cargos comissionados. A devolução inclui cargos de gerências e diretorias. Segundo o Sinal, a medida pretende “provocar uma asfixia operacional e burocrática no órgão, como forma de pressionar o governo a atender às demandas da categoria”.

A categoria reivindica um reajuste de 36% e reestruturação da carreira. 

Em nota, o Banco Central informou que a mobilização não tem afetado o funcionamento de serviços essenciais, como o Sistema de Transferência de Reservas, a compra e venda de títulos públicos para regular a taxa Selic (juros básicos da economia) e o funcionamento do Pix. O órgão ressaltou reconhecer o mérito das reivindicações, o direito de greve e disse confiar na responsabilidade dos servidores com a sociedade.

Fonte: Agência Brasil

Comunicação/MCZ/Pública/2024

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Servidores vão propor reajuste de 7,06% a 10,34% em negociação com governo
26 de fevereiro de 2024
Entidades participam de ato em defesa da Justiça do Trabalho
17 de fevereiro de 2024
Auditores Fiscais e Agentes da Receita Estadual intensificam Protesto com Entrega de Funções Estratégicas
7 de fevereiro de 2024
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail