Em solenidade realizada em 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, simultaneamente à 26° Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais-UNALE, a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF– FENALE comemorou o 30° aniversário durante o seu 48° Encontro Nacional. Na oportunidade, foram homenageadas todas as entidades filiadas e parceiras da Federação com o Diploma de Mérito 30 Anos da FENALE, além de ser entregue a Comenda FENALE e a Medalha Presidente Emérito Edson Kusma aos representantes dos dois primeiros presidentes da Entidade: Trajano lbarra Gusmão, do Rio Grande do Sul, e Edson Kusma (In Memoriam), de São Paulo.
Para o presidente da FENALE Josė Eduardo Rangel, a iniciativa teve o objetivo de homenagear dois ex-presidentes que fazem parte da história da Federação pela contribuição que eles deram e pela importância de terem iniciado a trajetória da Entidade. Entendemos que há uma necessidade muito grande em reconhecemos essas pesSoas que se dedicaram às causas tanto da sociedade quanto da nossa categoria de Servidores Públicos”, ressaltou Rangel.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – ALECE, deputado Fernando Santana, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a relevância do papel do Servidor Público no atendimento à população e na prestação de assessoria aos parlamentares.
Durante o Encontro, também participaram o presidente da UNALE, deputado Diogo Moraes (PE), a primeira dama da ALECE, Cristiane Leitão, o presidente da ALECE, deputado Evandro Leitão, e o Deputado Sérgio Aguiar (CE), eleito Presidente da UNALE para 2024.
PINGA FOGO, CARTA DE FORTALEZA E MOÇÕES
– Após a cerimônia solene de abertura do 48° Encontro Nacional da FENALE, foi realizado o tradicional Pinga-Fogo, quando cada representante de entidade pode falar sobre as conquistas e os assuntos de interesse da categoria. No período da tarde, houve a reunião do Conselho de Representantes, com a análise do relatório de atividades e das contas da entidade, assim como aprovado o orçamento para 2024, seguidos da aprovação da Carta de Fortaleza e de diversas moções sobre questões nacionais, entre elas o apoio à PEC 555/2006, que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, e repúdio à PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa que prejudicará o Serviço Público em especial para a população mais carente, além de apoio pela Paz Mundial, neste momento muito delicado no cenário mundial. Finalizando o evento, foram entregues certificados a todos os participantes.
ASSALCE– Durante o Pinga-Fogo, o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará – ASSALCE, Luis Edson Correa Sales fez um relato das atividades de sua entidade e seu relacionamento com a Mesa Diretora e os deputados da ALECE e comunicou que sua entidade está retomando aos quadros da FENALE, informação que foi bastante festejada pelos presentes, tendo em seguida entregue um mimo a todos os diretores da FENALE presentes ao evento. No dia 9, alguns membros da Diretoria da FENALE visitaram a nova sede da ASSALCE, onde após conhecerem suas instalações, foi assinada a proposta de adesão da entidade à FENALE. Para o presidente José Eduardo Rangel, da FENALE, esse foi um momento especial para a Federação, que assim volta a ter a entidade do estado do Ceará entre seus filiados. O presidente Luis Edson, da ASSALCE, afirmou estar à disposição da Federação, que terá em sua entidade uma grande defensora dos direitos dos servidores do Legislativo.
A CARTA DE FORTALEZA

No link abaixo as fotos do evento
https://fenale.org.br/48-encontro-da-fenale
Comunicação/Cal/Pública/2023