Pública participa de confraternização do 31° EFA, evento com destaque para lutas da categoria

Encontro dos Fiscais Aposentados e Pensionistas reúne mais de 400 pessoas no litoral do Estado

Mais de 400 pessoas prestigiaram a cerimônia de abertura da 31ª edição do Encontro dos Fiscais Aposentados e Pensionistas (EFA), nesta quinta-feira, dia 07 de setembro. O evento é uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e acontece entre os dias 7 e 10, na Colônia de Férias de Guaratuba, no litoral.

Foto: O presidente Fernades dos Santos relembrou das recentes conquistas da categoria. 

“Todos continuam auditores e auditoras. Ativos ou não, somos uma única categoria”. Foi assim que o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, iniciou sua fala ao enaltecer a presença das centenas de filiados e familiares. O presidente destacou sua gratidão aos servidores públicos que fizeram história no sindicato ao longo de seus 65 anos recém completos, citando de forma especial os ex-presidentes da entidade que estavam presentes: Pedro Antum, José Laudelino Azzolin, Mário Grotti, Roberto Aparecido Piekarczyk e Pedro Sanches.

Além disso, relembrou as importantes batalhas da categoria, especialmente neste ano de 2023, como a conquista do novo teto salarial aos auditores fiscais, garantido pela aprovação da Emenda Constitucional nº 53, e o que chamou de “a batalha de nossas vidas”, que foi o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5510.

Ao celebrar as conquistas, declarou aberta mais uma edição do Encontro. “Que seja uma festa de confraternização extraordinária como deve ser”, celebrou.

Foto: Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus. 

Em mais um ano, o Prefeito municipal de Guaratuba, Roberto Justus, marcou presença e enalteceu o trabalho dos servidores municipais. “Os guaratubanos vivem um momento especial, de orgulho da cidade, da cultura, do litoral e o trabalho dos auditores fiscais foi e é fundamental para a nossa cidade, pois atuam como verdadeiros defensores do Estado”, frisou.

O presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze, destacou o trabalho que é feito pelo sindicato.

“O Sindafep está umbilicalmente ligado à Central. Estamos vivendo um momento de mudança na administração da Pública e ter conosco um representante do Sindafep, que é o Wanderci Polanquini, que também é nosso vice-presidente, é muito importante. Sinto a ajuda dele na prática todos os dias e o trabalho tem sido intenso”. 

Gozze, dessa forma salientou a necessidade de envolvimento da categoria no movimento que ganhará corpo no Congresso Nacional a partir dos próximos dias por conta da Reforma Administrativa. O presidente da Pública ainda destacou o trabalho do João Marcos de Souza, quando foi o primeiro vice-presidente da instituição, e um dos grandes responsáveis pela elaboração do novo estatuto da Pública.

“Graças a ele, tivemos uma mudança fantástica na forma de administrar a Pública, de constituir uma diretoria forte, para uma entidade que representasse os servidores do Brasil inteiro”, lembrou.

José Márcio Santa Rosa, Diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), ressaltou que a importância política da categoria dos servidores públicos, especialmente em lutas como a Reforma Previdenciária que, segundo ele, aumentou o tempo de contribuição e o percentual e diminuiu os valores das aposentadorias de aposentados e pensionistas, prejudicando a classe. “Aproveito para salientar a importância de eleger representantes que tenham feeling para o funcionalismo público”, falou.

Foto: José Márcio Santa Rosa, Diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco. 

Autoridades presentes

Entre as centenas de filiados e familiares também estiveram presentes o presidente do Conselho de Representantes Sindicais, João Marcos de Souza; o vice-presidente sindical, Wanderci Polaquini; o vice-presidente de Administração, Delson Abreu de Lima; o vice-presidente de Finanças, Agenor Carvalho Dias; o vice-presidente de aposentados e pensionistas, Osmar de Araújo Gomes; o vice-presidente jurídico, Lindolfo Timm e o diretor de esportes, Nilton José Rodrigues de Oliveira.

O diretor-adjunto da Receita Estadual, Renato Mello Milanese, também compareceu à abertura do EFA e foi agradecido de forma especial pelo presidente Fernades dos Santos. “Meu agradecimento à presença da administração da Receita Estadual que prestigiou esse evento e que realiza um trabalho conjunto formidável com o Sindafep. Especialmente pelo diretor da Receita Estadual, Roberto Tizon, e o ex-diretor adjunto da Receita, Cícero Antonio Eich, na aprovação da Emenda Constitucional nº 53 de 2022 e o trabalho extraordinário no julgamento da ADI 5510, quando a parceria foi fundamental para o êxito nas duas questões, certamente, de maior relevância nas conquistas do Fisco do Paraná”, disse.

Baile 

Sérgio Sussumo Siguimura, de 79 anos, é aposentado há 30 anos e veio com a esposa para o litoral do Estado para participar de mais uma edição do evento. Além de auxiliar na organização dos jogos, ele e sua esposa Gerci, todos os anos chamam a atenção dos participantes na solenidade de abertura, por um motivo muito especial. “Temos um traje próprio para o EFA. É um kimono feito para participarmos deste evento que é muito especial para nós. Nos divertimos, vemos amigos e ainda podemos participar de uma grande programação”, comenta.

Depois de um dia cheio de atividades, filiados, amigos e familiares puderam se divertir no tradicional baile de abertura, animado pela banda do Serginho.

Programação diversificada

A programação do 31º EFA garante diversão e entretenimento para todas as pessoas que participam do encontro. Durante os três dias, os integrantes participam de jogos, atividades para crianças, apresentações artísticas, massagem, sorteios e espaço gastronômico em uma tradicional confraternização. (Texto: Patrícia Schor| Fotografias: Alex Sander).

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*