Pública participa de debate sobre assédio e discriminação na Administração Pública

O Grupo de Trabalho Interministerial de Combate ao Assédio e à Discriminação realizou workshop, nesta quarta-feira (17/8), sobre o enfrentamento ao Assédio e a Discriminação no âmbito da Administração Pública Federal. O Diretor de Assuntos de Previdência, Aposentados e Pensionistas  da Pública, Gilberto Pereira, participou do evento realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Foto: O Diretor de Assuntos de Previdência, Aposentados e Pensionistas, Gilberto Pereira (à direita). 

O debate faz parte do processo de desenvolvimento de um plano de enfrentamento às violências, que será produzido pelo GTI coordenado pelo secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, e contará com diretrizes e orientações para a garantia da saúde física e mental e pela promoção das relações saudáveis e respeitosas.

Foram destacadas pelas palestrantes como principais ações contra o assédio moral e institucional, a promoção de debates acerca do papel do Estado, sobre o serviço público, em cada instituição ou órgão; e a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo Brasil, documento que aponta quais são as condutas inaceitáveis que são suscetíveis de causar dano físico, psíquico, sexual e econômico.

Contribuíram com as discussões, a coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Alves Carvalho; a vice-presidente da Comissão da Igualdade racial da Ordem dos Advogados do Brasil, Thayná Jesuina França Yaredy; e a tecnologista da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Daniela Sanches Tavares.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Rolar para cima