Search
Close this search box.

Pública homenageia trabalhadores e trabalhadoras Brasil afora

Esse 1° de maio de 2023, tão emblemático para a Pública Central do Servidor, trouxe ainda mais motivos para ser comemorado com brasileiros e brasileiras país afora. O Brasil vive um momento muito especial com a retomada da esperança por um tempo de recuperação e de novas conquistas para a classe trabalhadora. A participação nas mesas de negociações com o governo federal e a disposição do presidente Lula em recuperar o protagonismo da força trabalhadora brasileira em seu terceiro mandato, certamente foram bons temperos para esse dia festivo e de muitas reflexões.

Os temas demandados, “renda, direitos e democracia”, invariavelmente deram a tônica para os atos realizados nos diversos Estados da Federação. 

Em São Paulo o ato foi realizado pelas centrais sindicais Pública, CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB e Nova Central, que se uniram para um grande evento no Vale do Anhangabaú. 

São Paulo 

Nas falas dos participantes, muitas reivindicações como a valorização do salário mínimo,  regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas. 

O presidente da Pública, José Gozze, em seu discurso no ato do Anhangabaú, se dirigiu aos servidores públicos reforçando que juntos com os trabalhadores em geral é que “conseguiremos promover uma grande mudança no Brasil” e lembrou que precisou da volta do presidente Lula ao Planalto para que os servidores recuperassem o seu orgulho em servir a população desse país e para “sentarmos pela primeira vez à mesa de negociação com o governo federal”. Gozze mandou um recado para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dizendo que “será necessário negociarmos também para os trabalhadores do Estado de São Paulo.”

A Secretária-geral da Pública, Maricler Real, fez um discurso voltado à valorização das mulheres e servidoras e se disse emocionada em discursar para os milhares de pessoas que acompanhavam o ato. 

Foto: o presidente Gozze com a Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante, o Deputado Estadual Carlos Gianazzi e o Vereador Celso Gianazzi, todos (PSOL-SP). 

O ato na capital Paulista teve a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que em seu discurso agradeceu pela vitória nas eleições que o reconduziram à presidência por mais 4 anos para “a gente consertar esse país.” Lula disse que assumiu outra vez o país “para voltar a ser alegre, nosso povo pode voltar a sorrir,  nosso povo não permanecer vítima do ódio, como nós fomos até agora.” 

Para o trabalhador, o presidente reforçou que “daqui pra frente,  o trabalhador receberá além da inflação, a média do crescimento do PIB. Como nós fazíamos quando eu fui presidente até 2010, que o salário mínimo cresceu 74%. Eessa é uma coisa extremamente importante. Porque é quando o salário mínimo aumenta, quem ganha não é só o trabalhador que ganha o mínimo. Ganha cidadão do comércio, o cidadão que vende cachorro quente, o cidadão que vende pastel, o cidadão que vende comida.”

No link abaixo, a íntegra do discurso do presidente Lula 👇

Discurso de Lula/ 1° maio/ SP

Natal/RN

A presidente da ATENS – Sindicato Nacional, Angela Lobo Costa, que também preside a Pública Região Nordeste, em seu discurso lembrou que “hoje, 1° de maio, não é só dia de festa, mas de nos fortalecermos para a continuidade da luta”. Angela parabenizou as trabalhadoras e trabalhadores, especialmente as servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais, sem esquecer dos trabalhadores rurais, da iniciativa privada, os autônomos e até dos aposentados e desempregados, afinal a expectativa nesse novo Brasil é que o governo crie mais empregos para um país mais justo e equilibrado socialmente. A presidenta se solidarizou com as categorias, servidores da saúde, que se encontram em greve pelos direitos e condições de trabalho. Disse ainda que é importante “não esquecermos que são as trabalhadoras e trabalhadores que produzem riqueza para o Brasil e que as fortunas amealhadas pelos mais ricos são fruto da exploração do nosso trabalho, da retirada de nossos direitos, da reforma da Previdência, da reforma Trabalhista e dos juros extorsivos praticados.” A derrota do fascismo nas urnas não pode distrair os trabalhadores, mantendo as lutas para a recuperação das perdas e retrocessos. Assim, como o presidente Gozze defendeu em São Paulo, Angela também acha fundamental que se criem mesas de negociações em todos os Municípios e Estados. O fortalecimento do sindicalismo e o enterro da PEC-32 abrirá um novo horizonte para as justas conquistas dos servidores, finalizou. 

Foto: Angela Lobo com o Deputado Federal Fernando Mineiro. 

Rio Grande do Sul 

Foto: O Diretor de Assuntos Jurídicos da Pública, Paulo Olympio (ANSJ), no Rio Grande do Sul com equipe na homenagem pelo dia do trabalhador. 

Representantes da Pública participaram do 1º de Maio Unificado, promovido pelas centrais sindicais, na praça da usina do Gasômetro, com a presença de dirigentes de associações e sindicatos federais, estaduais e municipais, políticos, movimentos sociais e culturais. Representaram a Pública a ASJ/RS, APROJUS/RS e AFOCEFE Sindicato. 

O presidente da ASJ-Associação dos Servidores da Justiça do RS, Paulo Olympio, pronunciou-se em nome da Pública, defendendo as bandeiras de luta dos servidores públicos.

Brasília/DF

Foto: Os presidentes regionais da Pública, Vilson Romero (Região DF) e João Daldegan (Região Centro-oeste) com a gerente da entidade, Loisse Daielle. 

O dia 1° de maio unificado em Brasília, DF, foi realizado pela Pública Central do Servidor, CSB, CTB, CSP, Força Sindical DF, NCST, UJC, SINDSASC, PCdoB, Movimento Luta de Classes, PSOL, PSTU, PSB, Sindenfermeiro DF, entre outros, com a coordenação do sindicalista Flauzino Neto. O público presente pode acompanhar as várias atrações que movimentaram essa segunda-feira de sol. Na programação teve apresentação de capoeira comunitária, de defesa pessoal com Juliana Bothech, musicais com Dr. Zumba e Afrorraga. Vários parlamentares apoiaram o ato, como os Deputados Federais, Erika Kokay e Reginaldo Frias, a Senadora Leila do vôlei, além da Câmara Distrital.

A Pública foi representada pelos presidentes regionais, Vilson Romero (Região DF), e João Daldegan (Região Centro-oeste). Romero fez um discurso de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras, em defesa dos seus direitos vilipendiados, sobretudo nos últimos sete anos.Também marcaram presença com um festival de bandeiras, as entidades ASSETJ, FESPESP, ATENS, ASPAL SINDAP, SINDICONTAS-PR, FENALE, SINDSEMA-MG E CAPESP.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail