Search
Close this search box.

Franceses seguem se manifestando contra a reforma previdenciária proposta por Macron

Os manifestantes franceses continuam com fortes mobilizações contra a reforma previdenciária convocadas para o dia de hoje, 6, após falharem as tentativas de diálogo com a primeira-ministra Elisabeth Bornéu.

Os manifestantes mantém-se firmes nas ruas da capital francesa e já são 11 dias em que milhões de pessoas, com apoio dos sindicatos, lutam contra a reforma. 

Há um dia, uma reunião com Bornéu, sem resultados, não arrefeceu a grande tensão e as demonstrações contundentes da insatisfação da população. É visível o  aumento de manifestações violentas em vários pontos de Paris.

Recentes pesquisas apontam que a maioria dos eleitores franceses são contra o aumento da idade da aposentadoria de 62 para 64 anos, como propõe o governo. 

A crescente impopularidade do presidente Macron deixa claro o seu enfraquecimento no parlamento, mas o seu governo tenta manobras para fazer valer a sua reforma, com o argumento de que essa é a única forma de evitar que o sistema previdenciário quebre.

O que causou mais indignação nos eleitores foi a utilização de um dispositivo constitucional na semana passada para aprovar a reforma no parlamento sem a necessidade de votação.

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail