Search
Close this search box.

Pública e Fonacate promovem café da manhã com parlamentares no Congresso Nacional

A Pública Central do Servidor e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, promoveram nesta manhã, 21, um café da manhã com parlamentares no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. O evento foi apoiado pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e reuniu representantes de várias entidades de servidores públicos em torno das pautas prioritárias do funcionalismo para os próximos quatro anos.

Foto: Os presidentes, Gozze (Pública) , Rudinei (Fonacate) e Romero (Anfip). 

O presidente da Pública, José Gozze, fez a sua fala relembrando que a partir do mandato do presidente Michel Temer, à época já se arquitetou a destruição do estado brasileiro, com a tentativa de aprovar a reforma da previdência. Por outro lado, houve uma conjunção de forças, não só dos servidores, mas também dos trabalhadores em geral, decidindo pela defesa de direitos constitucionais que estavam sendo violados e contra o retrocesso que se desenhava. 

Foto: Presidente Gozze com a deputada federal Alice Portugal, com os presidentes do Fonacate, Rudinei Marques e da Anauni, Clóvis Andrade. 

Mais de 100mil servidores e vi pela primeira vez o lançamento de bombas de gás lacrimogêneo contra um caminhão de som”, descreve Gozze.

Essa foi uma demonstração inequívoca de que as páginas da Constituição Federal estavam sendo rasgadas, o que serviu de preparação para a sucessão de abusos que prevaleceriam no governo Bolsonaro.

Foto: Presidente Gozze com os diretores da Pública, Celso Malhani e Wanderci Polaquini. 

Gozze falou também sobre o “chamado mercado” que sempre deseja um lucro maior, em detrimento do serviço público.

Eles só não contavam com a união dos servidores que se mantiveram firmes durante um semestre inteiro, com manifestações permanentes na frente do Congresso Nacional contra a  PEC-32. 

Foto: Momento em que a deputada federal, Erika Kokay discursava sobre a importância das pautas apresentadas em defesa do funcionalismo. 

As deputadas federais, Alice Portugal e Erika Kokay trouxeram uma reflexão sobre os riscos que ainda se mantém vivos com relação à PEC-32, proposta que precisa ser retirada definitivamente da Câmara dos Deputados.

Foto: Rudinei Marques, presidente do Fonacate, apresenta as demandas do funcionalismo para os próximos quatro anos. 

Gozze chamou atenção para o projeto do Bolsonaro que estava em andamento e que afetava os servidores aposentados e pensionistas federais, colocando-os sob administração do INSS, o que seria estendido para estados e municípios. Com a vitória do presidente Lula esse plano foi felizmente cancelado.

Assim, o momento é especial com a Pública discutindo com o governo federal sobre as matérias de grande relevância para os servidores, contando ainda com a Mesa Nacional de Negociação Permanente, um avanço para um país que nos últimos quatro anos só encontrava fechadas as portas do Palácio do Planalto.

Gozze finaliza, ressaltando sobre a organização dos grupos de debate sobre a reforma tributária e que os parlamentares precisarão de muito apoio para a continuidade das lutas que estão por vir.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail