Search
Close this search box.

Pública debate Convenção da OIT com confederações

O presidente da Pública no DF, Vilson Antonio Romero, participou nesta quinta-feira (02/3), do Seminário de Relações Sindicais na Administração Pública, realizado em Brasília (DF). Promovido pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, em parceria com a Conacate, a Cobrapol e a CSPM, o evento reuniu lideranças representativas do funcionalismo público, especialistas e autoridades no debate sobre estratégias para a aplicação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. O texto, de 1978, contém princípios que regulamentam a organização sindical, a negociação coletiva e o direito de greve para as categorias do setor público.

Romero ressaltou que essa é ainda uma das principais pautas dos servidores públicos que tem enfrentado dificuldades legislativas e políticas para a efetiva implementação. Diversas ações foram propostas pelos participantes, entre elas o desarquivamento do Projeto de Lei 711/2019, de autoria do ex-senador Antônio Anastasia (MG) que já teve inclusive parecer publicado de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA).

Ao mesmo tempo, as confederações anunciaram a possibilidade de nova denúncia à OIT pelo descumprimento da Convenção.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail