Search
Close this search box.

Pública presente em Porto Alegre no Fórum Social Mundial de 2023

Tema do Fórum em 2023:  “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta –Outro Mundo É Possível”. 

 

Centrais Sindicais, entre elas a Pública Central do Servidor e movimentos sociais realizam de 2ª feira (23.jan.2023) até sábado (28.jan), em Porto Alegre (RS), o FSM (Fórum Social Mundial) de 2023. Com o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta –Outro Mundo É Possível”, o evento será realizado nos espaços da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no centro da capital gaúcha.

O FSM foi realizado pela 1ª vez em Porto Alegre, em 2001. Segundo os organizadores, o encontro é um contraponto à agenda econômica do Fórum Econômico Mundial, realizado no mesmo período em Davos, na Suíça.

“Vivemos uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é de resgate de direitos, é em defesa do meio ambiente, mas só será concreta se houver organização e mobilização da sociedade”, afirma o secretário de Organização e Política Sindical da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo.

Esse é um evento regional, porém de caráter mundial. Nessa edição 2023 do fórum houve atividades na Assembleia Legislativa nos dias 23 e 24. No dia de hoje, 25, será realizada marcha pela cidade e, nos dias 26 e 27, haverá o Seminário Internacional e, no dia 28, no Parque da Redenção, o Festival Social Mundial.

As centrais sindicais  promoveram nessa manhã 25/1, às 9h, uma mesa sobre Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual, no Teatro Dante Barone. Ainda nessa tarde, às 14h, haverá mesa sobre Economia Solidária e, às 17h, será realizada a Marcha do Fórum Social Mundial, com concentração no Largo Glênio Peres.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail