
Tema do Fórum em 2023: “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta –Outro Mundo É Possível”.
Centrais Sindicais, entre elas a Pública Central do Servidor e movimentos sociais realizam de 2ª feira (23.jan.2023) até sábado (28.jan), em Porto Alegre (RS), o FSM (Fórum Social Mundial) de 2023. Com o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta –Outro Mundo É Possível”, o evento será realizado nos espaços da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no centro da capital gaúcha.
O FSM foi realizado pela 1ª vez em Porto Alegre, em 2001. Segundo os organizadores, o encontro é um contraponto à agenda econômica do Fórum Econômico Mundial, realizado no mesmo período em Davos, na Suíça.
“Vivemos uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é de resgate de direitos, é em defesa do meio ambiente, mas só será concreta se houver organização e mobilização da sociedade”, afirma o secretário de Organização e Política Sindical da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo.
Esse é um evento regional, porém de caráter mundial. Nessa edição 2023 do fórum houve atividades na Assembleia Legislativa nos dias 23 e 24. No dia de hoje, 25, será realizada marcha pela cidade e, nos dias 26 e 27, haverá o Seminário Internacional e, no dia 28, no Parque da Redenção, o Festival Social Mundial.
As centrais sindicais promoveram nessa manhã 25/1, às 9h, uma mesa sobre Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual, no Teatro Dante Barone. Ainda nessa tarde, às 14h, haverá mesa sobre Economia Solidária e, às 17h, será realizada a Marcha do Fórum Social Mundial, com concentração no Largo Glênio Peres.
Comunicação/Cal/Pública/2023
Seja o primeiro a comentar