Search
Close this search box.

Entidades pedem ao governo gaúcho a abertura de mesa de negociação com o funcionalismo

Representantes da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, que reúne sindicatos e associações do serviço público no estado, entregaram na manhã desta quarta-feira (25/01), um ofício endereçado ao governador Eduardo Leite com reivindicações e solicitando a abertura de mesa de negociação com o funcionalismo. A medida visa garantir que o governo estabeleça uma data-base para a revisão salarial e a discussão sobre o índice para a revisão geral anual, cuja concessão compete ao Executivo estadual. 

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça de RS (ASJ), Paulo Olympio, destaca que o documento converge para a reivindicação de instituição de mesa de negociação permanente apresentada pela Pública Central do Servidor em Brasília (DF), por ocasião da reunião das Centrais com o Presidente da República.

O documento foi recebido por Jonatan Brönstrup, representante da Casa Civil, que estimou um retorno dos pleitos pelo governo para o final da primeira quinzena de fevereiro. Conforme a Frente dos Servidores Públicos, entre novembro de 2014 a dezembro de 2022, a inflação atingiu 61,53% pelo IPCA e 62,83% pelo INPC. “Nesse período, recebemos apenas 6% de índice de revisão geral da inflação, o que não contemplou minimamente as perdas de servidores aposentados e ativos”, aponta o documento, que também destaca a necessidade do fim da contribuição previdenciária para os aposentados e inativos, o reajuste no auxı́lio-refeição dos servidores do Executivo, a revisão de vencimentos básicos que estão abaixo do salário mínimo, o respeito ao Piso Nacional do Magistério e a defesa de um IPE Saúde solidário e de qualidade. 

A entrega foi realizada ao final do debate “Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual”, organizado pelas centrais sindicais na programação do Fórum Social Mundial, que está acontecendo em Porto Alegre (RS) até o dia 28 de janeiro. Subscrevem o documento, Helenir Aguiar Schürer, Presidente do CPERS; Isaac Ortiz, Presidente da UGEIRM; Osvaldir Rodrigues da Silva, Coordenador do Sindjus/RS; Saulo Felipe Basso, Presidente do Sindppen; Filipe Leiria, Presidente do CEAPE-Sindicato; Reinaldo Charão, Presidente do SINDTCE; Sirlan da Rosa Cruz, Presidente da Abojeris; Thomas Nicolas Viera, Coordenador do Sindpers; Érico Correa, Presidente do Sindicaixa; Paulo Sebastião G. Olympio, Presidente da ASJ/RS; Jodar Pedroso Prates, Presidente do Simpe/RS; Diva Luciana da Costa, Presidente do Sindisepe/RS; Sérgio Serpa, Presidente da ASSPGE; e Antônio Augusto Medeiros, Presidente do Sintergs.

Fonte: ASJRS

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail