Search
Close this search box.

Autoridades tomaram decisões importantes contra os terroristas durante a madrugada de segunda-feira (9) no DF

(Foto: Sergio Lima /AFP) 

Foi uma madrugada de muito trabalho após o domingo de terror no Distrito Federal que teve suas três instituições de poder invadidos, STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional que foram depredados por terroristas bolsonaristas que seguem inconformados com a derrota do seu líder nas últimas eleições. 

Após a decretação de intervenção federal em Brasília, o que ocorreu ainda ontem (8), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante dos ataques dos extremistas à democracia brasileira, assim que retornou à Capital Federal, Lula foi pessoalmente verificar os estragos e ficam no ar algumas perguntas:

  • Quem financiou essa barbárie? 
  • Houve facilitação de alguma autoridade no apoio ao ato terrorista? 
  • Quantos serão diretamente responsabilizados pelo ataque que foi muito bem organizado e que atingiu seus objetivos de invasão e depredação às casas do poder? 

Antes de vermos essas questões respondidas, o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu afastar o governador Ibaneis Rocha por suspeita de negligência e de facilitação para que o ato criminoso que se deu no domingo (8) fosse bem sucedido. 

O decreto de intervenção federal do DF, assinado ontem (8) por Lula, tem o objetivo de pôr fim ao “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos” e vigorará até 31 de janeiro, com os órgãos de segurança pública do Distrito Federal passando a ficar sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, nomeado como interventor, subordinado a Lula.

A título de melhor entendimento do decreto previsto no artigo 21 da Constituição Federal, o instrumento legal autorizado pelo presidente da República é aplicável quando as forças de segurança pública estaduais se mostram incapazes de conter o problema e é importante que se diga que o mesmo não autoriza a tomada de poder pelas Forças Armadas.

Ainda,  decreto assinado pelo presidente deverá ser submetido para aprovação do Congresso Federal nas próximas 24 horas. 

A Pública Central do Servidor e demais Centrais Sindicais manifestaram repúdio contra os ataques terroristas ontem (8) no Distrito Federal. 

Reveja a nota publicada logo após aos atos violentos 👇

https://publica.org.br/2023/01/08/publica-e-demais-centrais-sindicais-manifestam-se-exigindo-medidas-energeticas-contra-atos-terroristas/

(SUJEITA À ATUALIZAÇÃO DURANTE O DIA)  

(Matéria MCZ) 

Comunicação/Cal/Pública/2023

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail