Search
Close this search box.

Congresso derruba veto 51 de Bolsonaro ao nível superior para técnicos judiciários

O Congresso Nacional derrubou, na tarde desta quinta-feira, 15, o veto de Jair Bolsonaro (PL) ao dispositivo do projeto de lei 3.662/21 que institui a obrigatoriedade de nível superior para ingresso de novos técnicos judiciários. O Sintrajufe/RS, juntamente com a Fenajufe e outras entidades, acompanhou a votação em Brasília, representado pela diretora Arlene Barcellos e pelo diretor Marcelo Carlini.

O nível superior, pauta histórica da categoria, foi aprovado em agosto como parte do projeto de lei 3.662/21, por emenda articulada pela Fenajufe com a deputada Erika Kokai (PT/DF). Em setembro, Bolsonaro vetou os dois artigos (1º e 4º) do PL que tratavam do NS. O artigo 1º definia que “Esta Lei transforma cargos vagos das carreiras de Auxiliar Judiciário e de Técnico Judiciário em cargos vagos da carreira de Analista Judiciário no Quadro Permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e altera a Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006, para exigir o curso de ensino superior completo como requisito para a investidura na carreira de Técnico Judiciário do Poder Judiciário da União”. Já o artigo 4º alterava a lei 11.416 /2006, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União, para incluir o curso de ensino superior completo como requisito de escolaridade para o cargo de técnico judiciário.

Desde o veto, o Sintrajufe/RS, a Fenajufe e outras entidades da categoria vêm se manifestando e atuando por sua derrubada. Nesta semana, mais uma vez, o Sintrajufe/RS está em Brasília, onde acompanha essa pauta e também outros temas de interesse da categoria, como a discussão em torno do orçamento para 2023 e a tramitação dos projetos de lei de reposição do Judiciário Federal (PL 2441/2022) e do Ministério Público da União (PL 2442/2022). 

Abaixo o link da fala do Fabiano Santos, Coordenador Geral da Fenajufe 👇

https://youtu.be/8OA__TI8O-o

(Imagens: Marco Calzolari, Pública) 

Comunicação/Cal/Pública/2022 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail