Search
Close this search box.

Pública festeja a retirada de pauta da PEC-32

Na última terça-feira (8) em Brasília, em reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Púbico, que aconteceu na última terça-feira em Brasília, trouxe uma notícia importante para os servidores públicos de todas as esferas – municipal, estadual e federal – em relação ao PEC 32, a Reforma Administrativa.

Segundo os participantes do encontro, entre eles o deputado federal e coordenador da Frente, deputado Rogério Correia (PT/MG), em reunião de líderes na manhã de terça-feira, Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, informou que neste fim de legislatura, serão pautadas as prioridades de interesse do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com isso, a reforma administrativa não deverá tramitar mais esse ano, já que a PEC 32 era uma proposta de governo do atual presidente de República, que acabou derrotado no último pleito eleitoral.

Porém, foi destacado na reunião que as entidades defensoras do serviço público no Brasil devem manter a mobilização contra a PEC 32, até seu completo arquivamento no Congresso Nacional.

Passa um filme nas cabeças dos que resistiram bravamente contra a PEC-32 e seus malefícios para os servidores públicos e aposentados.

Foram meses intensos de concentrações em todo o país, principalmente em Brasília, cenário onde se dá as votações mais importantes e que afeta a vida de todos os brasileiros. 

A Pública Central do Servidor, somando-se às demais Centrais Sindicais, Sindicatos, Associações, representantes da sociedade civil, estudantes, professores, enfim todos os que se colocaram em prontidão nos aeroportos, nas bases eleitorais dos Deputados Federais, Senadores da República, empreenderam uma pressão organizada e de grande eco por todas as principais cidades brasileiras. 

Quem não lembra do “se votar não volta”, o slogan da luta que reververou por todos os cantos onde passavam os parlamentares em seu período pré-campanha eleitoral?

Bandas de música, concentração na frente do Congresso Nacional e em outros pontos estratégicos da Capital Federal, manifestações às portas de Ministérios como da Economia e Educação, passeatas e carreatas intermináveis pelas vias até a Esplanada dos Ministérios, importantes atos na entrada do Palácio do Planalto, participações de diversas lideranças nas comissões e discussões nos plenários da Câmara, visitas surpresas às residências do presidente da Câmara dos Deputados e de outros parlamentares de oposição, participações em eventos presenciais e virtuais de todos os portes, mas de interesse para uma maior visibilidade das pautas em defesa dos trabalhadores. 

Foi uma verdadeira cruzada contra a reforma administrativa, numa interação entre líderes sindicais e parlamentares que se opuseram veementemente contra uma reforma carrasca que alimentava a sanha do governo federal pela diminuição do Estado, contra direitos constitucionais dos servidores que saíram desse processo muito fortalecidos por terem cumprido seu honroso papel durante a pandemia do coronavírus. 

Depois de ter ameaçado votar, ainda neste ano, a PEC 32, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, informou, em reunião de líderes que neste fim de legislatura serão pautadas somente as prioridades de interesse do novo governo eleito. Segundo o Presidente da Câmara, a reforma administrativa não deverá tramitar mais esse ano. Mas isso ainda não significa o fim do risco. As entidades sindicais, que haviam reiniciado intenso trabalho de conscientização da categoria quando Lyra ameaçou votar ainda neste ano a PEC, manterão a mobilização até o completo arquivamento da PEC 32. O Sind-Justiça continuará atento, para evitar que a PEC volte a ser uma ameaça aos servidores ativos e aposentados.

 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail