Search
Close this search box.

Pública apoia Projeto de Lei que acaba com confisco de aposentadorias de servidores de São Paulo

Num dia histórico na Assembléia Legislativa de São Paulo (25/10) foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 43/2022 para alteração da regra da contribuição previdenciária, um avanço contra o confisco realizado pelo Estado de São Paulo em prejuízo dos aposentados e pensionistas. Essa foi uma importante vitória, pois esse sofrimento vem se arrastando desde meados de 2020, com o Decreto 65.021/2020, de autoria do Ex-Governador João Dória, com apoio do Governador Rodrigo Garcia, um confisco que representa um verdadeiro assalto às aposentadorias.

O Deputado Estadual, Carlos Gianazzi (PSOL-SP), festeja lembrando que a grande alavanca para a aprovação do PLC 43/22 foi o PDL 22 de sua autoria. 

Entendendo sobre o que aconteceu com o PDL 22/2020 

O projeto de autoria do Deputado tinha sido aprovado num congresso de comissões em Dezembro de 2020 e foi colocado para votação em plenário para anular o decreto do Dória. Como o Governo percebeu que ia ser derrotado, usou de uma artimanha regimental para tirar o PDL 22/2020 de votação, através de emenda de plenário que acabou conseguindo ter 19 assinaturas, dessa forma fazendo com que o projeto voltasse para as comissões. Isso dificultou e atrasou o processo. De qualquer forma, em função de muitas manifestações, tal pressão fez com que o PCL 43/22 fosse a plenário e com aprovação. Em suma, a importância do PDL 22/2020 com atuação do Deputado Gianazzi, foi o grande motivador do êxito do PCL 43/22, para acabar de vez com o confisco criminoso das aposentadorias dos servidores e seus pensionistas.

Gianazzi agradece aos apoios 

O deputado parabeniza a grande mobilização das “aposentadas tuiteiras”, que durante a Pandemia da Covid-19 trabalharam muito pressionando nas redes sociais, o que foi determinante para que o projeto fosse votado e aprovado.  Gianazzi homenageia também as Entidades Representativas do Funcionalismo Público, entre tantas, a PAMPESP (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) e a Pública Central do Servidor, através do presidente José Gozze que também faz parte da  Frente Paulista em Defesa dos Serviços Públicos. 

Agora a expectativa é que o (PLC) 43/2022 seja sancionado pelo Governador Rodrigo Garcia o quanto antes, para que o fim do confisco das aposentadorias já passe a valer a partir de 1 de janeiro do 2023.

No âmbito municipal

Na luta contra o confisco de aposentadorias e pensões de servidores, foram apresentados pelo Vereador Celso Giannazi, dois PDL’s: 17/22 e 18/22. O primeiro, susta o Decreto nº 61.151 que taxa em 14% todos que ganham a partir de um salário mínimo (R$ 1.212,00) e que segrega os trabalhadores em dois fundos diferentes e o segundo, que susta o Decreto nº 61.150 que aumenta a idade da aposentadoria e reduz as pensões por morte.

Reforçando que essas mudanças afetam principalmente as mulheres, que terão de trabalhar 7 anos a mais, além da desumana redução da pensão por morte e das perdas financeiras!

Assim, é fundamental a luta contra a nova “reforma” da previdência, um confisco de aposentadorias e pensões dos servidores de São Paulo!

Responsável pelo sequestro de direitos, diminuição do poder de compra e aumento do tempo de contribuição, o SampaPrev 2 é um verdadeiro ataque aos trabalhadores.

A luta continua e tanto o Deputado Federal Carlos Gianazzi, quanto o Vereador Celso Gianazzi estão cada vez mais motivados para essa batalha que ganha muito oxigênio com a aprovação do (PLC) 43/2022.

Comunicação/Cal/Pública/2022

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail