Search
Close this search box.

DIAP apresenta prognóstico sobre futura Câmara dos Deputados

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) apresenta o seu prognóstico sobre a futura Câmara dos Deputados que teve a valiosa parceira da equipe da Contatos Assessoria Política na apurada e cuidadosa sistematização dos dados e informações necessários para elaboração desse estudo. O prognóstico, feito desde 1990, é o 5º produto elaborado pelo DIAP sobre estas eleições de 2022.

O estudo faz parte da série Estudos Políticos e é divulgado pelo órgão aos seus filiados, em particular, e para toda a sociedade, em geral, com o propósito de identificar os partidos e candidatos mais competitivos na disputa pelas 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. 

Em 2022 o DIAP  já divulgou

1º) a cartilha Eleições Gerais 2022;

2º) dossiê das eleições que simulou os impactos das novas regras eleitorais para os candidatos e partidos considerando a migração de votos na janela partidária;

3º) o Raio-x das candidaturas que fez um diagnóstico sobre os candidatos à reeleição na Câmara dos Deputados;

4º) Quem foi Quem no Congresso Nacional que sistematizou as bases eleitorais e um termômetro de como votou cada um dos parlamentares nas matérias de interesse dos trabalhadores e sociedade.

O sexto e último produtos sobre estas eleições será a Radiografia do Novo Congresso Nacional, um verdadeiro retrato do resultado do pleito, com dados, informações e análise quanto à composição das futuras bancadas, as condições de governabilidade e outros aspectos relevantes das eleições gerais de 2022.

Desde o retorno à democracia, em 1985, os candidatos vinham recorrendo as coligações eleitorais (listas partidárias) para eleger seus representares no sistema eleitoral proporcional de lista aberta, considerado um dos mais complexos.

Nas últimas eleições houve mudanças significativas na legislação eleitoral e partidária, como o fim do financiamento privado de campanha, possibilidade de janela partidária e o fim das coligações, bem como novas regras na conversão de votos em mandatos, especialmente no chamado sistema de “sobras”, que passou a exigir o atingimento de pelo menos 80% do quociente eleitoral para concorrer às vagas remanescentes ou não preenchidas na primeira rodada do quociente eleitoral.

Além de observar essas mudanças na legislação eleitoral e partidária, o prognóstico do Diap sobre os partidos e candidatos mais competitivos levou em consideração seis variáveis:

1) pesquisas de intenções de votos;

2) histórico eleitoral dos partidos e de seus candidatos;

3) coligações majoritárias em cada Estado;

4) projeções dos próprios partidos (lideranças e diretórios);

5) estrutura da campanha dos candidatos, inclusive recursos financeiros e acesso ao horário eleitoral gratuito; e

6) estratégias partidárias.

Diferentemente de muitas outras previsões, o DIAP não se limita a prever a futura composição dos partidos, mas fornece também os quantitativos possíveis de partidos e federações, bem como indica os nomes com mais chances de ocupar as vagas na disputa eleitoral. Alertaram, desde logo, que estudos com estas características, destinados a identificar os candidatos mais competitivos, estão sujeitos a imprecisões e surpresas, razão pela qual o fato de um nome constar desta lista não significa que o candidato será eleito nem que a ausência de algum candidato significa derrota.

O motivo de eventuais imprecisões decorre, de um lado, do cálculo do quociente eleitoral, e, de outro, da existência de muitos partidos e de federações na disputa, o que dificulta a precisão do nome do partido e do nome que pode ocupar as vagas em disputa na eleição proporcional. Advertem, ainda, que não se trata de pesquisa eleitoral ou de indicação de voto, mas apenas, e exclusivamente, de exercício de previsão para possibilitar leitura acurada e reflexão aos agentes econômicos e sociais sobre a futura composição do Congresso e sobre a governabilidade do futuro presidente da República.

Com informações quantitativas e qualitativas disponíveis, é possível antecipar que a futura Câmara terá renovação entre 40% e 45%, com a reeleição de algo em torno de 300 deputados, assim como haverá pequeno crescimento dos partidos de esquerda e de direita e discreta queda nos partidos de centro, mantendo-se muito próxima da composição atual em termos de distribuição partidária. O levantamento considera o possível desempenho de cada partido em cada uma das 27 unidades da Federação.

No link abaixo leia o trabalho em sua íntegra 

Prognóstico DIAP – 27-08-2022 – Câmara dos Deputados

Fonte: DIAP 

Comunicação/Cal/Pública/2022 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Nos 60 anos do golpe militar, anotações de advogada viram livro e inspiram monólogo de Andrea Beltrão
28 de janeiro de 2024
Fórum dos servidores públicos da Paraíba organizam grande ato
17 de janeiro de 2024
Retirada de patrocínio na previdência complementar preocupa servidores públicos
13 de dezembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail