Search
Close this search box.

Pública e demais Entidades sindicais apoiam proposta de diretrizes sobre Negociação Coletiva e Organização Sindical no setor Público entregue à coordenação de campanha de Lula

Em parceria com a Fundação Friedrich Ebert no Brasil, a Internacional de Serviços Públicos vem promovendo debates sobre proposta de diretrizes sobre Negociação Coletiva, Organização Sindical e Direito de Greve no setor Público. As diretrizes debatidas desde abril foram entregues, no último dia (21/09), para a Coordenação do Programa de Governo do candidato Luís Inácio Lula da Silva, a “Federação Brasil da Esperança”. 

A secretária sub-regional para o Brasil da ISP, Denise Motta Dau, participou da reunião em que estiveram representando a Federação Brasil da Esperança: Miriam Belchior, Rubens Diniz, Guilherme Martinelli e Welington Almeida, junto com mais sete lideranças pelas entidades e centrais sindicais: CSPB, Força Sindical, CONFETAM/CUT, UGT, FENAPSI e NCST e cerca de 40 sindicalistas do setor participaram virtualmente. Apoiam o documento também, além de diversas entidades sindicais representativas do funcionalismo público as Centrais Sindicais: CTB, a Intersindical e a Pública Central do Servidor. 

O documento recupera a redução do tamanho efetivo do Estado e do orçamento destinado aos serviços públicos desde o golpe de 2016 até os projetos neoliberais de Temer (com Emenda Constitucional 95/16) e de Bolsonaro, e entende que quem se prejudica mais são o povo mais pobre, que precisa desses serviços para sobreviver.

As diretrizes apresentadas estabelecem como deveriam ser tratadas as negociações coletivas e o movimento sindical dentro de um eventual novo governo, a fim de criar um melhor ambiente de trabalho e, consequentemente, serviços públicos de qualidade. Entre as propostas estão: a liberdade e autonomia da organização sindical; a criação de um espaço permanente de diálogo; a inclusão, nos processos de negociação, de todos os trabalhadores e trabalhadoras; a democratização das relações de trabalho no serviço público, entre outras.

Ao receber o documento, a Federação Brasil da Esperança também assumiu o compromisso de, caso seja de fato eleita, iniciar um planejamento, ainda na equipe de transição, para reconstruir os espaços de diálogo, de participação popular e negociação coletiva – como as Mesas de Negociação que permitiam debate entre o funcionalismo e o Estado, e a elaboração de uma proposta negociada de regulamentação da negociação coletiva no setor público. 

“A reunião foi importante. A coligação assumiu o compromisso de reativar as Mesas de Negociação com o funcionalismo e de trabalhar em diálogo com o movimento sindical em uma proposta de lei para, finalmente, conquistarmos a regulamentação da negociação coletiva no setor público. Abriu-se a porta para reconstrução dos espaços de controle social e de negociação coletiva que são essenciais para a democracia e a valorização dos servidores e dos serviços públicos”, afirmou Denise Motta Dau.

Sobre o apoio ao processo de debate para a construção da proposta de diretrizes, o representante da FES no Brasil, Christoph Heuser, afirmou que “é uma satisfação para a Fundação ver a materialização, neste documento de Diretrizes, do rico processo de debates realizado durante este ano de 2022 pelo Sub-Grupo Organização sindical e negociação coletiva no setor público, organizado em parceria com a ISP-Brasil. Este Sub-Grupo, que é um desdobramento do projeto da FES “Grupo de Reflexão sobre Trabalho e Sindicalismo” (GR-TS), permitiu o aprofundamento do diálogo entre diversas entidades representativas do setor público num espaço de troca e construção coletiva. Nossos cumprimentos pelo qualificado resultado obtido até o momento e nossos agradecimentos às assessoras envolvidas no processo”.

Proposta de diretrizes sobre Negociação Coletiva, Organização Sindical e Direito de Greve no setor Público. Abaixo o link do documento na íntegra ⬇️

181dc932-aca8-43da-a9fb-ee03f84aadd9_Diretrizes_NC_OS_SetorPublicoBR

Comunicação/Cal/Pública/2022 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Nos 60 anos do golpe militar, anotações de advogada viram livro e inspiram monólogo de Andrea Beltrão
28 de janeiro de 2024
Fórum dos servidores públicos da Paraíba organizam grande ato
17 de janeiro de 2024
Retirada de patrocínio na previdência complementar preocupa servidores públicos
13 de dezembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail