Search
Close this search box.

Ato – 26° Grito dos Excluídos clama por “Terra, teto, trabalho e democracia”

Será na Praça da Sé, Capital Paulista, a 26° Edição do GRITO DOS EXCLUÍDOS SP, ato que será realizado no dia 7 de Setembro, às 09h00, com o tema “Terra, teto, trabalho e democracia – Pão e viver bem!”. 

O ato integra o calendário de mobilizações nacionais do Grito dos Excluídos 2022, que traz como lema “BRASIL: 200 anos de (In)dependência. Para quem? O Dia da Pátria é o momento ideal para refletirmos sobre a construção de uma sociedade justa, solidária, plural e fraterna. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar. Neste dia de consciência política de luta, vamos ecoar o grito dos/as excluídos/as. GRITO DOS EXCLUÍDOS e EXCLUÍDAS SP Para as entidades envolvidas na organização do Grito de SP, é preciso ecoar o Grito quando “famílias despejadas lotam as ruas das cidades, sem emprego, pão e saúde. O ódio aos pobres, a juventude enfrentando o desemprego, os baixos salários e péssimas condições de trabalho.

A violência policial, o encarceramento em massa destroem famílias nas periferias, atingindo principalmente a população negra. Os ataques aos povos indígenas e a nossos ecossistemas.

O aumento do feminicídio, a violência contra crianças, pessoas idosas e pobres. A ausência de políticas de assistência social, de saúde ou educação”. Os coletivos e movimentos que constroem o 26o Grito servirão lanche com café às pessoas em situação de rua das 7h30min às 9hs, quando começará o ato, com atividades culturais e manifestações dos organizadores. GRITO DOS EXCLUÍDOS e EXCLUÍDAS. 

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. O primeiro Grito dos Excluídos/as foi realizado em 7 de setembro de 1995, com o lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades.

A partir de 1996, o Grito foi assumido pela CNBB, que o aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do PRNM (Projeto Rumo ao Novo Milênio – doc. 56 nº 129). Construção coletiva, mais que uma articulação, o Grito é um processo, uma manifestação popular que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos/as excluídos/as.

A proposta questiona os padrões de independência do povo brasileiro, assim como ajuda na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs.

CONTATOS PARA IMPRENSA: Clarisse Goldberg – clarissegoldberg@uol.com.br/11.966436134 

Comunicação/Cal/Pública/2021 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail