Search
Close this search box.

De olho nas Eleições 22 – Só 12 partidos devem ter representantes no Congresso em 2023

Estudo feito para a FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) mostra cenário igual ao de 1986.

Com as novas regras da cláusula de desempenho aplicadas a partir das eleições de 2022, o número de partidos com representação no Congresso deve voltar ao patamar de 1986, quando eram 12.

A projeção é parte de pesquisa feita pela consultoria Action Relgov a pedido da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo). João Hummel, autor do estudo e consultor técnico da frente, diz que PT, PP, PL, Republicanos e PSD têm mais chances.

“Há uma dificuldade em alguns partidos em compreender o novo cenário que os impede de construir estratégias para se manter no cenário político”, disse Hummel.

O consultor se refere ao empoderamento do Congresso na definição do debate público no país. Outro levantamento que Hummel conduziu mostrou que, de 2012 a 2018, houve uma queda no número de projetos do Executivo na pauta de votações.

Em 2022, os partidos devem ter 2% dos votos em pelo menos 1/3 dos Estados, 1% em todos ou eleger 11 deputados federais. Se não conseguirem, perdem os fundos partidário e eleitoral e estrutura para o líder do partido no Legislativo.

EM 2020 Com base nos votos de 2020, a Action Relgov fez levantamento mostrando que 23 partidos bateriam a cláusula. Outros 10 seriam eliminados. O estudo foi feito em cima dos votos por partido para vereador em 2020. Os dados foram computados como se tivessem sido direcionados a candidatos a deputado federal.

Nessa projeção, nenhum partido atingiu o mínimo em 7 Estados. São eles: Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com base nos votos de 2018, 6 partidos teriam perdido acesso. São eles: DC, PMB, PPL (fundido com PC do B), PRTB, PTC e Rede (fez federação com Psol).

Em 2018, os 4 partidos que bateram a cláusula em mais Estados foram PT (14), PP (12), PSDB (11) e PSL (11). Em 2020 foram PP (15), MDB (14) e PSD (12). PT e PSDB caíram para 9. Nesse computo, o Centrão se sai bem.

Fonte: Poder 360 

Comunicação/Cal/Pública/2022 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail