Search
Close this search box.

Documentos mostram que Abin inspecionou Inep antes da crise do Enem.

Em 2021, 37 pedidos de exoneração foram realizados na véspera da prova. Ofício confirma que Abin passou cinco meses inspecionando Inep.

A partir de documentos entregues pelo Ministro da Justica à Câmara dos Deputados foi revelado que a AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN) passou cerca de cinco meses inspecionando o INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP) antes da ocorrência de 37 pedidos de exoneração justamente na véspera da prova do Enem de 2021.

A Informação foi encontrada em um documento resposta do Governo Federal ao deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e divulgada pela Coluna do Estadão, nesta sexta-feira, 4.

O Deputado Federal Alessandro Molon (PSB-RJ) foi quem questionou o Ministro da Justiça a partir da denúncia de servidores de que  local de conferência das provas foi acessado por um policial federal. O Ofício enviado por Molon pedia esclarecimento sobre o motivo de entrada do policial, quem autorizou e quais atos foram praticados pelo mesmo.

No ofício consta que a Abin produziu “um longo e completo relatório sobre a segurança dos ambientes e dos processos relacionados à produção de provas, como o Enem”.

Servidores do Inep ainda revelaram que, na ação que fez parte do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), a Abin fez oficinas para os funcionários e checagem do sistema de segurança com o objetivo de sugerir melhorias, como a prevenção de ataques ao sistema e possíveis vazamentos de informações.

O delegado da Polícia Federal, Eduardo Adolfo do Carmo Assis assegurou que o perito criminal apenas “verificou se o ambiente possuía condições mínimas de seguranças” e ressaltou que “não houve acesso ou sequer pedido de acesso às provas ou questões do Exame Nacional do Ensino Médio”.

Os deputados da comissão de Educação da Câmara dos Deputados desejam convocar nesta semana o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a debandada de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), responsável por cuidar das provas do Enem e do Enade.

O Deputado Molon reforça que quando há interferência politica por parte do governo federal em uma prova como o Enem, isso coloca em risco a qualidade do exame e o futuro de nosso país. “Nós, da oposição, vamos propor a convocação dele.”

Comunicação/Cal/Pública/2022

 
 
 
 
Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail