Search
Close this search box.

APOSENTADOS – Governos precisam garantir sua dignidade

No último dia 24 de janeiro foi comemorado o Dia p) Nacional dos Aposentados. Uma data que seria para celebrar tem sido de lamentações de uma ampla maioria de profissionais que atuaram durante toda uma vida e agora tentam sobreviver com valores bem aquém dos que recebiam. Isso quando conseguem aposentar.

A desumanidade do Governo é tamanha que a fila no INSS só cresce. Você passa a vida contribuindo e quando precisa não tem sua dignidade respeitada. São doentes, acamados, entre outros à espera de benefícios.

Além dos baixos valores das aposentadorias, justamente quando o custo de vida aumenta com gasto com saúde, por exemplo, os aposentados têm sentido na pele a falta de políticas públicas que contribuam para a sua qualidade de vida.

Os governos, municipais, estaduais e federal precisam de maior atenção à essa camada da população com políticas que ultrapassem o assistencialismo. É surreal o que permitem que os planos de saúde, por exemplo, cobram e fazem com essa parcela da população. Precisam de respeito e dignidade para viverem uma terceira idade com saúde e bem estar.

Dentre outros pontos, uma é fundamental: ampla revisão de todo sistema previdênciario brasileiro. Precisa ser cobrado dos grandes sonegadores da previdência e acabar com isenções nas alíquotas previdênciarias patronais. Quando um setor não paga, a conta vai diretamente para os demais trabalhadores e aposentados. Pontos esses fundamentais para uma previdência superavitária, mas que não foram atacados na Reforma da Previdência que descontou a má gestão pública – como a omissão dos governos na cobrança de sonegadores e a falta de transparência nas isenções – na conta apenas dos trabalhadores e aposentados.

Pela valorização dos Aposentados hoje e sempre! 

A Pública Central do Servidor se solidariza e sempre é uma voz ativa junto com seus filiados no sentido de lutar pela manutenção de direitos constitucionais dos trabalhadores brasileiros, sobretudo em defesa desses cidadãos que deram importante contribuição para o Brasil e que a partir do momento em que se aposentam possam gozar da vida com dignidade. Para tanto, a Pública tem participado ativamente no Congresso Nacional das batalhas que preservam direitos dos servidores, inclusive dos que vivem de suas aposentadorias. 

Que essa luta seja de todos! 

Fonte: Sindipúblicos, por Douglas Dantas 

Comunicação/Cal/Pública/2022 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail