Search
Close this search box.

PEC dos Precatórios: Votação em comissão do Senado é marcada para o dia 30

O senador Fernando Bezerra (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Votação da PEC dos Precatórios na CCJ do Senado será dia 30 de novembro. 

A proposta libera espaço fiscal no orçamento do governo para pagar o Auxílio Brasil. 

A votação da proposta que libera espaço fiscal no orçamento do governo para pagar o Auxílio Brasil foi marcada para a próxima terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios já foi aprovada na Câmara e, agora, está sob análise da CCJ do Senado. Se for aprovada no colegiado, a PEC segue para o plenário.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), foi o relator da proposta e leu seu parecer na reunião desta quarta-feira (24) da CCJ. Depois, houve um pedido de vista coletivo, que é quando os senadores entram em acordo para adiar a votação por um tempo determinado.

O texto prevê o adiamento do pagamento dos precatórios, que são valores devidos pela União a pessoas físicas e jurídicas por determinação da Justiça quando não há mais possibilidade de recursos.

O governo alega que apenas com a aprovação da PEC é que o novo programa social poderá ser financiado. O Auxílio Brasil substituiu o programa Bolsa Família.

Apesar de ter recebido aval da Câmara, a proposta enfrenta resistência entre os senadores. Os parlamentares alegam que o texto fere o teto de gastos, regra que impede o crescimento das despesas da União acima do valor do último orçamento corrigido pela inflação calculada no ano anterior.

Bolsonaro admitiu que PEC dos Precatórios teria dificuldade no Senado. 

O próprio presidente Jair Bolsonaro reconheceu a situação da PEC no Senado. “Passou no primeiro turno na Câmara. Eu acho que passa no segundo, mas vamos ter problemas no Senado”, afirmou no início do mês em entrevista à rádio Jovem Pan do Paraná, quando a proposta estava ainda sob avaliação dos deputados. 

Comunicação/Cal/Pública/2021 

 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail