Search
Close this search box.

Esquerda e direita disputam direito de protestar no 7 de Setembro

Opositores e apoiadores de Bolsonaro marcaram atos na avenida Paulista, na mesma data, o que é proibido. Caso deve ser decidido na Justiça. 

Manifestantes de esquerda e de direita reivindicam o direito de fazer um ato em 7 de Setembro na avenida Paulista, em São Paulo. Tanto opositores quanto apoiadores do presidente Jair Bolsonaro convocaram protestos no local, na mesma data, embora uma decisão judicial proíba a presença, ao mesmo tempo, de “movimentos ideologicamente opostos” na via, para evitar confrontos. O caso deve acabar na Justiça.

No final de julho, grupos antibolsonaristas passaram a divulgar uma manifestação pelo impeachment do presidente, marcada para o Dia da Independência, na avenida. Dias depois, no começo de agosto, apoiadores de Bolsonaro começaram a convocar um protesto na mesma data e local contra ministros do Supremo Tribunal Federal e a favor do voto impresso, tema que já foi barrado na Câmara dos Deputados, mas que continua sendo uma bandeira do presidente. O impasse, porém, não é resolvido por quem marca o ato primeiro.

Os grupos precisam notificar antecipadamente a Polícia Militar sobre os protestos, com informações sobre a previsão de público e o trajeto a ser realizado. Quando há conflito de agenda, é recomendado um rodízio, ou seja, cada grupo realiza, alternadamente, um ato nas datas sob disputa.

Segundo os opositores do presidente, a última data com conflito de agenda foi 1º de Maio, que acabou cedida aos bolsonaristas. Pela regra, portanto, eles teriam o direito de ir à Paulista em 7 de Setembro. Uma ata de agosto da Polícia Militar, porém, registra como 24 de julho a última disputa pelo direito de usar a via, que acabou naquele dia tendo protestos antibolsonaristas — enquanto um grupo pequeno organizou um ato de cunho religioso no parque Ibirapuera.

A esquerda, porém, contesta a informação e diz que vai acionar o Ministério Público. Segundo os opositores do presidente, o ato religioso em julho não foi um protesto organizado, mas uma iniciativa de um único indivíduo, que não participou da reunião de mediação. Eles dizem se tratar de uma “manobra” para impedir a manifestação. Já os bolsonaristas afirmam que vão acatar uma possível decisão judicial sobre o caso.

Fonte: Jornal Nexo 

Comunicação/Cal/Pública/2021 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail