Search
Close this search box.

Morre aos 92 anos José Calixto Ramos, histórico líder sindical

O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos, morreu na noite desta quarta-feira (3), no Recife. Segundo a entidade, Calixto contraiu a Covid-19 e estava internado num hospital do Recife (PE). Em meio à recuperação, ele sofreu uma parada cardíaca e veio a falecer.

Histórico líder sindical brasileiro, Calixto tinha 92 anos e era também presidente da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria). As entidades que ele presidia lamentaram sua morte.

A NCST, “com profundo pesar e um misto de dor e consternação”, afirmou ter perdido “seu líder maior”, além de ter decretado luto de sete dias: “A Nova Central sofre muito na data de hoje. A diretoria se une em solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de jornada e todos aqueles que tiveram a satisfação de conviver e compartilhar momentos inesquecíveis ao lado da nossa grande inspiração, do nosso saudoso líder, que tantos bons exemplos deixa de legado na sua vitoriosa e insubstituível trajetória sindical”.

Em nota conjunta, presidentes das cinco outras centrais sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB e CSB – também manifestaram “profunda dor” pela morte do “companheiro” Calixto. Essas entidades compõem, ao lado da NCST, o Fórum das Centrais.

“Parte um grande companheiro de décadas de lutas em defesa da classe trabalhadora, incansável na dedicação à proteção sindical dos trabalhadores e das trabalhadoras, na organização do sindicalismo, nas mobilizações, nas lutas, nas negociações e na representação institucional. Parte um companheiro que contribuiu com este Fórum e com nossos esforços de unidade”, registraram os sindicalistas. “Grande Calixto, presente!”

Nas redes sociais, Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), postou um depoimento em homenagem a Calixto. “Aprendi muito com esse personagem extraordinário, sobre o significado do ‘ser sindicalista’ e sobre os signos da luta da classe trabalhadora”, escreveu Adilson. “Calixto, você é e será lembrado como um grande patrono da luta sindical. Um líder honrado, na sua mais sublime humildade; e defensor intransigente de uma sociedade mais justa e igualitária. Ficam as boas lições e a saudade de nosso querido pai/irmão.”

A Pública Central do Servidor se solidariza com a família do importante líder sindical, José Calixto, mais uma vítima da terrível Covid-19. Nossos respeitos e condolências, reconhecendo que essa foi uma grande perda para o sindicalismo, pelo histórico de luta e liderança desse grande homem. Que ele seja uma fonte de inspiração e espírito de combate contra um governo que tem avançado nas agendas de destruição do Estado brasileiro. Nesse momento em que Senado e Câmara têm em suas respectivas presidências representantes do Governo Bolsonaro, a falta desse líder se torna ainda mais sentida, por ser menos um divergente de peso nas frentes de resistência.

Obrigado, José Calixto, por você ter representado bem esse papel de arregimentador de defensores em favor da sociedade brasileira.

Comunicação/Cal/Pública/2021

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail