Search
Close this search box.

PEDIDO DE ADI’S 6392 E 6400 APOIADAS PELA PÚBLICA E FEBRAFISCO É DEFERIDO PELO STF

O Supremo Tribunal Federal publicou, na última quinta-feira (03), os deferimentos de ingresso da FEBRAFISCO, na condição de Amicus Curiae, nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 6.392 e nº 6.400.

As ADI-6392 e ADI-6400, impetradas respectivamente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), pedem a suspensão de qualquer interpretação ou aplicação de subteto aos Auditores Fiscais dos Estados e Municípios. As requerentes solicitam que o STF suspenda qualquer interpretação e aplicação do subteto tendo como parâmetro o salário dos Governadores aos Auditores Fiscais dos Estados, de modo a prevalecer como teto único da Administração Tributária os subsídios dos Ministros do STF, assim como ocorre com os servidores federais.

As entidades alegam que a medida de aplicar um subteto aos servidores estaduais viola o princípio da isonomia ao diferenciar Auditores Fiscais com a mesma função típica de Estado, que possuem as mesmas responsabilidades tributárias definidas pela Constituição e pelo Código Tributário Nacional (CTN), de igual ou maior complexidade ou relevância, somente pelo fato de integrarem unidades federativas diferentes.

O Ministro Gilmar Mendes, relator das ações, considerou a relevância da matéria e a representatividade da FEBRAFISCO, para que as ADI’s fossem acompanhadas pela Federação, designando à instituição a finalidade de fornecer subsídios às decisões do tribunal, oferecendo embasamento para questões relevantes e de grande impacto.

 

 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail