Ocorreu na segunda-feira, 30/10 , um inédito curso de aprendizado de negociação coletiva no setor público. Idealizado pela Pública – Central do Servidor, o evento contou com a curadoria da Dra Sara Campos, especialista em direito sindical e direito público, em parceria com a Prunart-UFMG, e certificação da federal mineira.
Compareceram à ocasião dirigentes de praticamente todos os estados do Brasil - inclusive dos localizados em locais mais remotos. A presença expressiva demonstrou o fato de que a classe passa a se dar conta da importância da promoção desse intercâmbio entre as lideranças do serviço público, de todas as suas esferas, em uma mesma central sindical.
Reunindo dirigentes dos âmbitos municipais, estaduais e federais, a confraternização foi um dos pontos altos do dia ao demonstrar as diversas motivações de se existir uma entidade coletiva que possa se configurar em um grande guarda-chuva de todas as propostas – atuando de forma pluripartidária e, por conseguinte, sendo assim capaz de ser representativa de maneira plural.
O evento foi uma demonstração de força da Pública ao sinalizar sua penetração em todo o território brasileiro e a chegada de sua mensagem como algo alvissareiro para todo o servidor público, sobretudo pelo fato de atuar na direção de reduzir o campo da disputa ideológica e as diferenças para criar um ambiente de construção das afinidades.
O Instituto Sezerdello Corrêa, ligado ao TCU, foi o palco do evento que, entre outras atividades, distribuiu almoço para todos os participantes, coffee break e contou ainda com música ao vivo nos intervalos. Esse ambiente foi propositalmente criado pela produção do evento a fim de que o clima de civilidade e aproximação permitisse que dirigentes diferentes pudessem se aproximar e reconhecer em suas causas em comum.
A realização desse trabalho é nova e demonstra ao servidor que ele possui ter uma grande família espalhada em todo o Brasil e a Pública – Central do Servidor é um meio para a condução de uma aproximação entre os membro desse grupo.
O curso em si, em sua parte pedagógica, foi reconhecido como pioneiro pelo fato de seu conteúdo ter sido organizado de maneira a formar a liderança sindical com o intuito de prepará-la para a nova realidade pós-reforma trabalhista - com negociações coletivas que, após a integração do Brasil na resolução 151 da OIT, vai significar uma nova fase e um novo momento do sindicalismo do serviço público.
Veja alguns momentos do evento nas fotos abaixo:















