Search
Close this search box.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO CAPIXABA – COLAPSO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

As entidades representativas dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo vêm à sociedade capixaba manifestar seu repúdio e externar suas demandas que, caso não sejam atendidas pelo governador Renato Casagrande, *poderão colocar em colapso o serviço público capixaba* com a possibilidade de encaminhamentos legais que visam a garantir nossos direitos.

Desde que o governador Renato Casagrande assumiu seu mandato em 2019, se comprometeu em garantir o direito constitucional da revisão geral anual e ainda repor as perdas salariais. Passados três anos, o seu governo acarretou num aumento das perdas, chegando a assustadores 55,9%.

Situação que tem levado *servidores a terem dificuldade na subsistência de suas famílias, precisando fazer ‘bicos’, serviços extras, para garantir o sustento de seus familiares. Diferente do propagado pela mídia, a maioria dos servidores recebem abaixo dos R$2 mil, muitos praticamente próximos ao salário mínimo*. 

A PÚBLICA – CENTRAL DO SERVIDOR e demais sindicatos filiados, alertam o Governo do Estado do Espírito Santo na pessoa do governador José Renato Casagrande que as inúmeras entidades de classe de servidores públicos deste Estado não aceitarão índices de recomposição inflacionária abaixo do valor indicado pelo IPCA.

Ressaltamos ao Governador que indicadores no patamar de 5% ou 6 % são inadmissíveis e irão gerar reação contundente das categorias. 

Destacamos que a recomposição inflacionária é um direito constitucional e que o Estado possui condições fiscais e financeiras capazes de conceder a inflação acumulada do ano, em torno de 10,67%, sem comprometer as contas públicas.

Frisamos que *a concessão da recomposição, além de um direito legal, contribui diretamente com a economia capixaba gerando novos empregos visto que os servidores irão utilizar os valores recebidos no comércio, serviços e demais fluxos econômicos locais*.

No entanto, a negativa causará um colapso nos serviços públicos diante a *desvalorização salarial estar provocando um desligamento de profissionais de excelência nos serviços públicos e a insatisfação podendo acarretar em movimentos reivindicatórios contundentes como greve geral*. 

*Governador, respeite os capixabas! Respeite os servidores!*

Comunicação/Cal/Pública/2021 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail