Search
Close this search box.

A roleta russa da Covid no Brasil

A Covid-19 já tirou a vida de mais de 330 mil brasileiros. O risco de morte de uma pessoa que contrai a doença está relacionado com diversos fatores, como renda, raça, lugar de moradia, idade e presença de comorbidades, ou seja, outras doenças. O risco de um paciente morrer de Covid, caso hospitalizado, equivale a colocar duas balas em uma arma de cinco tiros e disparar contra si mesmo; esse risco aumenta para três balas se o indivíduo for para UTI; e chega a quatro se for intubado. A mortalidade de pacientes com Covid em Unidades de Terapia Intensiva na região Norte é maior do que a média nacional – 79% das pessoas internadas em UTI nessa região entre fevereiro e agosto de 2020 morreram. A Covid também escancara a desigualdade brasileira: o risco de morte em uma UTI pública é maior que em uma privada. Além disso, a possibilidade de pretos e pardos morrerem pela doença é maior que a de brancos. Os números foram compilados pelo Pindograma, site de jornalismo de dados.

Confira

Estudo sobre as hospitalizações de pacientes com Covid no Brasil entre 16 de fevereiro e 15 de agosto de 2020 mostrou que o risco de morte de todos os hospitalizados foi de 38%. Se o paciente for para a UTI, o risco sobe para 59%; se for intubado, vai a 80%.

Entre fevereiro e agosto de 2020, 59% das pessoas admitidas em UTIs no Brasil morreram. Já no auge da pandemia na Itália, em abril, a mortalidade em UTIs no país foi de 48%.

O risco de morrer de Covid em uma UTI pública no Brasil é maior que em uma privada. A mortalidade de pacientes com Covid internados em UTIs privadas foi de 30%, enquanto em UTIs públicas foi de 53%. 

 

Na região Norte, a mortalidade de pacientes com Covid internados em UTIs é maior do que a média nacional. 79% das pessoas internadas em UTIs no Norte entre fevereiro e agosto de 2020 morreram. No Nordeste, a mortalidade foi de 66%; no Sul, 53%; no Centro-Oeste, 51%. Já no Sudeste, que registrou a menor taxa, o risco de morte em UTI foi de 49%.

Alguns grupos têm maior risco de desenvolver as formas mais graves da Covid, como é o caso de idosos acima de sessenta anos. Apesar disso, a mortalidade de pacientes mais jovens no Brasil também é significativa. De fevereiro a agosto de 2020, 31% dos pacientes nordestinos com menos de sessenta anos morreram – o dobro do registrado no Sul, onde 15% das pessoas dessa faixa etária que estavam internadas morreram. 

Estudo mostra que pobres, negros e pessoas de baixa escolaridade correm risco maior de morrer por Covid na cidade de São Paulo.A possibilidade de uma pessoa parda morrer da doença é 42% maior que a de uma pessoa branca. Para uma pessoa preta, o risco é 77% maior que o de uma pessoa branca.

No começo de junho de 2020, a taxa de mortalidade da Covid no Brasil era de 5,3% e, nos Estados Unidos, 5,7%. Atualmente, o cenário se inverteu. Os Estados Unidos têm taxa de 1,8% de mortalidade, e a do Brasil está em 2,5%. Ou seja, atualmente, o risco de morrer de Covid no Brasil é maior que nos Estados Unidos.

Fontes: Estudo de Bozza, Ranzani e pesquisadores publicado na revista The Lancet Respiratory Medicine; estudo de Grasselli e outros na Jama Internal Medicine; estudo de Ribeiro e pesquisadoras na International Journal of Epidemiology; UTIs Brasileiras; Brasil.io; CDC COVID Data tracker

Comunicação/Cal/Pública/2021 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Nos 60 anos do golpe militar, anotações de advogada viram livro e inspiram monólogo de Andrea Beltrão
28 de janeiro de 2024
Fórum dos servidores públicos da Paraíba organizam grande ato
17 de janeiro de 2024
Retirada de patrocínio na previdência complementar preocupa servidores públicos
13 de dezembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail