Search
Close this search box.

No dia do 1° Turno das eleições municipais 2020, uma bela lição de cidadania

Aqui é anti Covid. Eu tenho problema, uma patologia, e tenho que me proteger, porque sou grupo de risco. Faz oito meses que não saio de casa”, falou.

Um eleitor de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e que possui atrofia muscular espinhal (AME), adaptou sua cadeira de rodas para criar uma espécie de “tanque à prova de Covid-19”, e conseguir votar neste domingo (15). A AME é uma doença degenerativa que atinge os neurônios e afeta os movimentos.

Eleitor é de Feira de Santana, cidade de acerca de 100 quilômetros de Salvador. ‘Eu tenho que exercer minha cidadania, para poder cobrar a todos eles o que é de direito’, falou.

Segundo Jacknes Lima, 46 anos, ele não saía de casa desde 20 de março deste ano.

Para garantir a segurança, Jacknes adaptou um guarda sol e uma lona de plástico em volta da cadeira de rodas. Desta forma, ele se sentiu seguro para votar neste domingo.

Segundo ele, não havia possibilidade dele faltar nesse dia de eleições.

“Isso aí está fora de cogitação. Se eu e me eximir das minhas responsabilidades, outras pessoas farão por mim. Eu tenho que exercer minha cidadania, para poder cobrar a todos eles o que é de direito”, afirmou.

Eleições na Bahia 

A Bahia, que tem quase 15 milhões de habitantes, é o quarto maior colégio eleitoral do país com 10.893.320 eleitores. Fica atrás apenas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nos 417 municípios baianos, 1.336 políticos concorrem ao cargo de prefeito e prefeita, como também de vice-prefeito (a). Além disso, 38.839 irão dispuétar o cargo de vereador (a).

As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levam em conta as candidaturas consideradas aptas pela Justiça.

São muitos os brasileiros que não abrem mão de  sua cidadania plena e o voto é uma forma contundente de fazer valer a democracia que foi conquistada com muito sacrifício. Exemplo como o do Sr. Jacknes é emocionante, sobretudo nesse período de pandemia em que os idosos já fazem parte do grupo de risco e nesse caso ainda mais complexo por tratar-se de uma pessoa portadora de uma doença grave, mas que não deixou que isso fosse impeditivo para o voto. 

Assim, não podemos desistir da política por causa dos maus políticos. Ao contrário, devemos nos empenhar para fazer da política uma ferramenta de consolidação do Estado Democrático de Direito, dessa forma nos orgulhando como esse eleitor baiano, que dá valor à sua voz como bom brasileiro. 

Comunicação/Cal/Pública/2020 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Mosap e Pública atuam contra contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas
28 de setembro de 2023
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail