Search
Close this search box.

Democracia brasileira está sendo corrompida pelo pacto entre Bolsonaro e as instituições

Um artigo publicado no GGN, o jornalista Luis Nassif relata que o pacto de Jair Bolsonaro com as chamadas instituições, que vem sendo comemorado por alguns setores da sociedade, representa uma grande ameaça à população brasileira, ao processo civilizatório e ao Estado de Direito brasileiro. “Bem-sucedido, transformará definitivamente Brasília no centro único de poder, com uma centralização jamais vista desde o regime militar”, anota. Nassif reforça que o pacto está sendo desenhado no dia a dia e, se bem-sucedido, será a maior ameaça já conhecida à democracia brasileira e aos direitos sociais.

O que Nassif anota é a grande novidade brasileira, ou seja a volta à República Velha do século 19. O economista Rafael Silva Barbosa já havia relatado que o abraço “amigo” entre o chefe do Executivo e um alto representante da Suprema Corte do Judiciário brasileiro mostra que, de fato, voltamos à República Velha. (LINK)

Nassif listou sete movimentos:

1.  Bolsonaro garantirá a legitimação de quem foi eleito pelo voto, dentro do conceito de democracia mitigada, tentará a reeleição recorrendo a práticas populistas, mas persistindo no desmonte de todas as políticas públicas.

2. O Supremo facilitará o trabalho do Estado profundo, atuando como agente moderador de alguns excessos –na questão do meio ambiente e nos ataques do gabinete do ódio. Mas será essencial para manter a oposição manietada e Lula fora do jogo. E também como avalista final de todas as loucuras ultraliberais e do desmonte de todas as redes de proteção social. Algumas das destruições planejadas serão irreversíveis. Na linha de frente, o Judiciário prosseguirá no lawfare às vozes dissidentes. Tudo isso seguindo os procedimentos formais de uma democracia mitigada. 

É importante que haja harmonia entre as casas, mas num limite que não coloque em cheque sua credibilidade e isenção. O que testemunhamos dia após dia é o engendramento de um relação que só levanta dúvidas sobre o futuro da equidade tão importante para a manutenção da democracia. 

3. Tribunal Superior Eleitoral, Polícia Federal e Tribunal de Contas da União também poderão ter papel relevante na inviabilização da oposição, da mesma maneira que a Polícia Federal hoje em dia.

4. O centrão terá à sua disposição Ministérios inteiros, de porteira fechada.

5. Se passar a reforma administrativa proposta, o governo terá à sua disposição milhares de cargos para barganha política.

6. O mercado terá o desmonte do Estado, o esvaziamento das políticas sociais e os grandes negócios com as privatizações, através do mantra das “reformas”.

O abraço da República Velha é a grande ‘novidade’ que chegou do século 19

7.  As Forças Armadas terão aumento no orçamento e um amplíssimo mercado de trabalho no setor público para militares da ativa e da reserva. Militares ocupando cargos estratégicos na máquina pública, abrirão  mercado para lobistas atuando junto ao setor privado – como ocorreu no período militar.

Ele também afirmou que Bolsonaro terá plena liberdade para prosseguir com seis políticas destrutivas:

1.  Desmonte da política educacional.

2. Esvaziamento dos órgãos de financiamento da ciência e tecnologia.

3. Abandono de todas as políticas inclusivas, de saúde ou de educação, e entrega de verbas públicas a instituições religiosas ou particulares especializadas em explorar a deficiência.

4. Desmonte das políticas culturais.

5.  Desmonte dos sistemas de fiscalização ambiental.

6. Abertura de mercado para milícias, indústria do lixo, indústria de armas, cassinos e outros setores associados. (GGN/247/CartaCampinas)

“A Pública Central do Servidor chama a atenção para os movimentos do governo Bolsonaro para atingir seus claros objetivos. Quando se vê o flerte explícito entre poderes, fica fácil entender o porquê da pantomima dos embates anteriores e para a forma estudada e gradativa que vem se dando uma costura que não visa unificar o país e sim instituir um regime em que só um lado é forte, enquanto o outro vê seus direitos esvaindo-se a cada reforma proposta. Nada é aleatório nesse governo e até mesmo a defesa de projetos que sabem que não vingarão servem para ir tirando o foco de atenção para os que serão impostos custe o que custar. 

É importante que haja harmonia entre as casas, mas num limite que não coloque em cheque sua credibilidade e isenção. O que testemunhamos dia após dia é o engendramento de um relação que só levanta dúvidas sobre o futuro da equidade tão importante para a manutenção da democracia. 

O desmonte do Estado com a perseguição contra o serviço público e seus servidores é a ponta do iceberg do que desejam implantar no país, afetando o coração da sociedade brasileira.” (MCZ)

Comunicação/Cal/Pública/2020 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Nos 60 anos do golpe militar, anotações de advogada viram livro e inspiram monólogo de Andrea Beltrão
28 de janeiro de 2024
Fórum dos servidores públicos da Paraíba organizam grande ato
17 de janeiro de 2024
Retirada de patrocínio na previdência complementar preocupa servidores públicos
13 de dezembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail