Search
Close this search box.

Pública Central do Servidor presente na grande Greve Geral de 14/6

A Pública Central do Servidor esteve fortemente presente na greve geral no último dia (14/6) contra a reforma da Previdência, cortes na educação e desemprego em todas as capitais brasileiras, em diversas cidades do interior e em São Paulo, com a liderança do Presidente José Gozze, registrou a sua indignação contra os projetos de um governo que viola direitos dos servidores públicos e da sociedade brasileira e reafirmou a posição da Pública, reforçando sobre a importância da mobilização de todos os servidores nessa luta que está apenas começando. “Nossa força está na rua em defesa da cidadania”, repetiu o Presidente Gozze em seu discurso no ato em São Paulo.

A greve geral não se limitou às grandes capitais. Paralisações e manifestações também foram registradas em Sobral, no Ceará, em Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Acrelândia, no Acre, Inconfidentes, Minas Gerais, Caruaru, em Pernambuco e Marabá, no Pará, entre outras.

A greve geral levou milhares às ruas em Minas Gerais contra a reforma da Previdência.
Categorias paralisam as atividades e se unem em manifestação que ocupou o Centro de Belo Horizonte, saindo da Praça Afonso Arinos e percorrendo as ruas do centro até a Praça da Estação. “É recorde de público de todos os atos”, afirmou o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jairo Nogueira.

Pública Central do Servidor (MG) unida com entidades filiadas no grande dia 14 de junho, manifestando-se nas ruas contra o desmonte da Previdência.

ATENS UFMG em Belo Horizonte presente na greve geral.

Uma bela visão da Greve Geral em Belo Horizonte.

ASPAL e AFALESP na greve geral.

A cidade de Santa Maria mandou um recado bem alto e didático: não aceitará o desmantelamento da Previdência, da Educação ou de quaisquer serviços públicos. O dia 14/6 iniciou cedo e terminou tarde. Batucadas, faixas, cartazes e gritos de ordem tomaram conta da manifestação que, por onde passava, conquistava o apoio da população. João Gilli Martins, vice-presidente da Sedufsm, lembrou, durante o ato, que a Reforma da Previdência ou os sucessivos e profundos cortes na Educação não são elementos isolados, mas aspectos de um projeto amplo que visa a reconduzir o Brasil à condição de colônia, tornando-o dependente de ciência e tecnologia dos países que comandam a economia mundial. Se somados o projeto de Reforma da Previdência com a Reforma Trabalhista, aprovada ainda no governo de Michel Temer, Gilli acredita que vem se impondo, à classe trabalhadora, uma nova forma de escravidão. Em todo o país, desde as primeiras horas, trabalhadores/as e estudantes realizaram paralisações, piquetes e atos de rua, numa demonstração de que a disposição de luta da classe trabalhadora está longe de acabar.

O dia 14 de junho foi emblemático e culminou com grande passeata que saiu da Praça Saldanha Marinho. Segundo a organização da ATENS, Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da UFSM, a manifestação pacífica teve apenas um incidente, quando pessoas do alto de um prédio jogaram spray de pimenta contra os manifestantes na rua. Isso, porém, não diminuiu a marcha que seguiu seu percurso.

Diretoria da ASSOJURIS e SINJURIS presente em manifestação da Greve Geral contra a Reforma da Previdência em Santos.

No Recife, manifestantes se concentraram na Rua da Aurora, nas proximidades do Cinema São Luiz, na área central do Recife, em protesto contra a reforma da Previdência.
Trabalhadores de diversas categorias como bancários, professores, metalúrgicos, químicos, portuários, trabalhadores rurais, agricultores familiares, metroviários, motoristas, cobradores, caminhoneiros, trabalhadores da Educação, da saúde, de água e esgoto, dos Correios, da Justiça Federal, urbanitários, petroleiros, enfermeiros, vigilantes, servidores públicos federais, estaduais e municipais, dentre outros,
decidiram pela paralisação nacional em assembleias.

Em Vitória, Espirito Santo, a Pública Central do Servidor foi para as ruas no grande dia 14 de junho, com a união de entidades do serviço público ligadas a Pública manifestando-se contra a reforma da Previdência e cortes na educação.

A Pública continuará a tremular a sua bandeira na luta contra a reforma da Previdência e contra as perdas de direitos dos servidores públicos. Já é uma grande vitória, após muita pressão, a retirada de pontos nefastos da pauta, mas a batalha continua para que outros também sejam retirados. A Pública está organizada para a missão de defender os direitos dos servidores e da sociedade como um todo.

Comunicação/Pública

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Nos 60 anos do golpe militar, anotações de advogada viram livro e inspiram monólogo de Andrea Beltrão
28 de janeiro de 2024
Fórum dos servidores públicos da Paraíba organizam grande ato
17 de janeiro de 2024
Retirada de patrocínio na previdência complementar preocupa servidores públicos
13 de dezembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail